Notícia - Procissão de Velas - 12 de Outubro de 2023

No passado dia 12 de Outubro, a comunidade da paróquia de São Silvestre de Arcos juntou-se para a celebração da Eucaristia seguida da procissão de velas em honra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Após a Missa, foram benzidas as velas que alumiaram as ruas da vila, no itinerário que saiu da igreja em direção ao nicho de Nossa Senhora.
Três crianças vestidas com trajes típicos da Cova de Iria de 1917, abriram caminho para a passagem do andor, candidamente adornado, escoltado pelas restantes crianças e seguido pelos fiéis.
Durante o percurso rezaram-se alguns mistérios do Terço até ao nicho. Aí, pararam os devotos para escutar o testemunho da irmã Lúcia sobre a aparição do dia 13 de Outubro de 1917.

"Pouco depois, vimos o reflexo da luz e, em seguida, Nossa Senhora sobre a carrasqueira. 
– Que é que Vossemecê me quer? 
– Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas. 
– Eu tinha muitas coisas para Lhe pedir: se curava uns doentes e se convertia uns pecadores, etc. 
– Uns, sim; outros, não. É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados. 
E tomando um aspecto mais triste: 
– Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido. 
E abrindo as mãos, fê-las reflectir no sol. E enquanto que se elevava, continuava o reflexo da Sua própria luz a projectar(-se) no sol. 
Eis, Ex. mo e Rev. mo Senhor Bispo, o motivo pelo qual exclamei que olhassem para o sol. O meu fim não era chamar para aí a atenção do povo, pois que nem sequer me dava conta da sua presença. Fi-lo apenas levada por um movimento interior que a isso me impeliu. 
Desaparecida Nossa Senhora, na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do sol, S. José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul. S. José com o Menino pareciam abençoar o Mundo com uns gestos que faziam com a mão em forma de cruz. Pouco depois, desvanecida esta aparição, vi Nosso Senhor e Nossa Senhora que me dava a ideia de ser Nossa Senhora das Dores. Nosso Senhor parecia abençoar o Mundo da mesma forma que S. José. Desvaneceu-se esta aparição e pareceu-me ver ainda Nossa Senhora em forma semelhante a Nossa Senhora do Carmo."
in L. KONDOR, 2007, Memórias da Irmã Lúcia, 13ª edição, Fátima, pp 180-181.

Após o testemunho da irmã Lúcia, fez-se um breve momento de silêncio durante o qual cada um teve a possibilidade de confiar as suas intenções a Nossa Senhora.
Voltando para a igreja, terminou-se a recitação do Terço, rezou-se pelos defuntos, foi dada a bênção final e entoou-se o "Adeus a Fátima".

A treze de Outubro
Foi o seu adeus.
A Virgem Maria
Voltou para os Céus.

Avé, avé, avé Maria!
Avé, avé, avé Maria!

Comentários